03 fevereiro 2013
{sobre o desânimo}
Eu amo mesmo fazer doces. Adoro trabalhar na cozinha, criar sabores novos, testar receitinhas, buscar confeitos diferentes, pensar no Natal e na Páscoa como se fossem amanhã... AMO. O que não amo, muitas vezes, é ser empresária. Isso sim cansa!
Ser chefe pode parecer perfeito, mas é muito mais difícil do que ser funcionária. Além de fazer a empresa dar lucro para sobreviver, como proprietária do negócio tenho outra tarefa ainda mais complexa que é lidar com pessoas.
Quando se é funcionária a gente tem apenas UM chefe, mas quando se é chefe temos muitos outros chefes a quem responder, que são os nossos CLIENTES. Para conseguir satisfazer os clientes {atender bem, entregar as encomendas no prazo combinado, abastecer a vitrine da loja diariamente com cupcakes fresquinhos e sabores variados} dependemos da ajuda de outras pessoas, os FUNCIONÁRIOS.
Pra mantermos os funcionários precisamos dos clientes, e vice-versa.
Nessa empreitada o aprendizado é diário e confesso que, em tão pouco tempo, já cometi muitos erros, mas são eles que me dão mais força e sabedoria pra encarar as dificuldades no caminho do sucesso.
Os problemas numa empresa costumam aparecer todos ao mesmo tempo, as vezes num mesmo dia, como num efeito cascata. Nesses dias bate um grande desânimo, é inevitável e compreensível, é humano: um fornecedor que não entregou os ingredientes no prazo acertado, uma conta que deixou de ser paga e rendeu juros, um cliente que saiu insatisfeito, uma invasão de formigas na cozinha, um funcionário que dá o bolo {perdoem o trocadilho} no dia em que você mais precisava dele, uma fornada que não dá certo, uma cobertura que não dá ponto, e por aí vai... e quem precisa resolver TUDO? O chefe, é claro.
O mais incrível é que, em dias assim, eu sempre recebo uma palavra de incentivo de algum cliente, ou leio uma frase num livro, vejo uma imagem, algo que me motiva meio sem querer.
Há algumas semanas atrás eu estava num dia muito ruim, desencantada dessa vida de chefe, e aí uma cliente - que também é empresária - apareceu na loja pra buscar sua encomenda e, sem nem imaginar os problemas que eu tinha enfrentado naquele dia, me falou coisas do tipo: "Menina, sua loja é linda, seu produto é maravilhoso e Cascavel precisava de uma coisa assim! Não desista. Eu sei como é difícil, mas persista!"
Queria ter respondido: "Fique tranquila, eu não vou desistir." Mas na hora eu apenas sorri pra não chorar.
O fato é que eu continuo persistindo porque, mesmo nos piores dias da BeeCake eu nunca me senti tão desanimada quanto ficava quando trabalhava em casa, na cozinha do meu apartamento. Penso que se eu sobrevivi 2 anos fazendo da cozinha de casa a minha produção, eu posso sobreviver em qualquer outro lugar por tempo indeterminado. Desânimo vem e vai, assim como as pessoas que fazem parte dessa história, para o bem ou para o mal.
"Ser empresário significa estar disposto a aprender com os próprios erros, porque certamente irá cometê-los, e considerar que o que muitos chamam de fracassos, podem também serem entendidos como oportunidades de melhoria e crescimento."
Por fim, se ser empresário é ser apaixonado pelo que faz, eu sou empresária. Só preciso de CLIENTES sempre satisfeitos e FUNCIONÁRIOS sempre comprometidos do meu lado.
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9 comentários:
gostei
fica difícil ter cliente satisfeito com 20 % de aumento de um ano para outro, mesmo que o produto seja bom..
Olá Sabrina, faz tempo que não apareço justamente por falta de ânimo.Mesmo que minhas razões sejam totalmente diferentes das suas, vc tem razão, o ânimo vem e vai...assim como pessoas na nossa vida, o importante é acreditar que tudo pode ser ainda melhor, que podemos ser mais felizes do que já fomos ou do que somos agora!Primeiro corremos atrás do sonho e chega o momento em que temos que empurrá-lo ou até puxá-lo, mas vc é jovem, linda, inteligente e ama o que faz, então...sorria e vá em frente!!
Como vc mesma disse: "Desânimo vem e vai, assim como as pessoas que fazem parte dessa história, para o bem ou para o mal", não se deixe abater, pois o que vc vem construindo é muito bonito e admirável. Nós, seres humanos, temos o hábito de lembrar somente do que foi agradável, seja do passado ou de uma projeção do futuro, então vc provavelmente esquece de qdo trabalhava como empregada e tinha que engolir a seco alguma coisa de um chefe ou de um cliente e de como naquele momento vc desejava poder sair pela porta e não precisar voltar, para não ter q se submeter a uma situação como aquela de novo. Da mesma forma vc talvez tenha projetado que ao montar seu negócio, tudo começaria a dar certo: Mais espaço, mais clientes, mais glamour, menos aporrinhação, menos perda de tempo, enfim, um monte de coisas boas, afinal, vc fez cursos e se preparou para isso. Mas infelizmente não é a realidade e nunca vai ser. Os problemas não deixarão de existir. Ainda haverá entrega fora do prazo, cliente reclamão, funcionários faltando e massas de cupcakes se transformando em horrorosos cogumelos deformados. E olha que eu não quero citar aqueles cups que viram dentro da caixinha enquanto damos, com todo cuidado, um laço bem bonito. Como eu disse, os problemas não acabarão, a única coisa que vai mudar é a sua forma de lidar com eles.
Ah, tem mais: não dê bola aos seus hormônios! Abra os olhos com eles! Pode parecer piada, mas não é, às vezes a gente acha que tudo está ruim e nada vai dar certo, mas estamos somente dando corda àquela melancolia da TPM. Antes de desanimar, veja no calendário em que período do mês vc está, mesmo q vc tome algum contraceptivo.
No mais, força e parabéns pelo lindo negócio que vc construiu.
;)
:)
Querida, só hoje vi seu blog e entendi seu desânimo. Bem mais grave que minhas queixas vazias... Espero que você seja forte para enfrentar essa perda e seguir na terapia da cozinha. Um abraço bem apertado. Bj
Ana, obrigada pela visita! Toda segunda feira tem promoção na loja (cupcakes com 35% de desconto) e a partir de março, toda sexta feira, quem reservar pelo site pagará o preço anterior (com 20% de desconto). Beijo
Fernanda, obrigada pelas palavras e vou te contar uma coisa... Não é que eu estava mesmo na TPM qdo escrevi esse post?!?! Kkkkkk Beijo beijo!
Eu disse! Rhum, sei como nós mulheres somos por conta dos hormônios!
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